top of page

Biografia

Niura Bellavinha


Brasileira, pintora, artista multidisciplinar.
Nasceu em Belo Horizonte, vive e trabalha entre Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Em seu vasto currículo destacam-se inúmeros prêmios e mostras nacionais e internacionais como Biwako Biennale (2010/2014/2025) Omihachimman, Japão; 1ª, 5ª e 10ª Bienal do Mercosul, (1997/ 2005/2015) Porto Alegre BR; 18ª e 24ª Bienal Internacional de São Paulo, (1985 e 1994); 1ª Bienal de Pintura de Cuenca (1995), Equador. Participou de vários Salões Nacionais de Artes, dentre eles, recebeu o Grande Prêmio no Salão Nacional de Artes 1990, (IBAC/ FUNARTE/ MAP). E realizou inúmeras mostras individuais a convite de instituições brasileiras, como em 2024/25, PRANTEIO no M.I.N. Museu da Inconfidência de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Em torno da Luz no Oi Futuro Flamengo em 2014 e Oi Futuro BH em 2015; Reflexa Translúcida, performed painting o bálsamo e o veneno no M.A.P. Museu de Arte da Pampulha, 2006, BH; Sabará Mangueira, performed painting _a medida_, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2003, Rio de Janeiro; Espelho Móvel, Urban Interference, Lagoa e Museu da Pampulha, BH, 2004; Espelho Móvel, Urban Interference, Lagoa Rodrigo de Freitas, Sérgio Porto, 2003, Rio de Janeiro; Translúcidos Sabarás, 2001, M.A.M. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil; Ver e Não Ver, parte das pinturas realizadas às cegas no CCBB- Rio de Janeiro em 1996; Humano Imerso no Centro Cultural São Paulo 1992, SP; A partir do início da década de 1990 até 2025, realizou diversas mostras institucionais e em galerias comerciais no Brasil e exterior.


Em 2017, sua obra é incluída no livro Mulheres do Presente, a Clareza entre Sombras, escrito por Paulo Herkenhoff. (BTGPactual). Em 2016, com Paulo Herkenhoff, lançou pela Editora COBOGÓ o livro Niura Bellavinha, sobre a trajetória.


Em 2014, lançou o livro Niura Bellavinha (NAU Editora), com textos do curador Alberto Saraiva, sobre a mostra individual no Oi Futuro Flamengo (RJ) e Oi Futuro Belo Horizonte. Lançou no mesmo ano seu primeiro média-metragem: NháNhá.


Dentre inúmeras participações, destacam-se, em 2006, a icônica mostra Manobras Radicais, uma exposição feminista que abordava o panorama inédito da arte brasileira recente, curada por Heloísa Teixeira (Buarque de Hollanda) e Paulo Herkenhoff.

Bacharel em Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard, [UEMG], Belo Horizonte, Brasil. Pós graduação em pintura, escultura, litografia e graduou-se em Pintura. 1983/1987. Entre 1982 e 1984, foi orientada por Amilcar de Castro no Núcleo Avançado de Artes e em seu Atelier. Frequentou as Oficinas de Gravura e estudou Filosofia, Antropologia e Estética na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tornou-se Diretora de Arte, cenógrafa e figurinista do Grupo Pagú, Teatro Dança, a partir de 1982, dirigido por Carmem Paternostro, onde criou e dirigiu performances. O grupo foi convidado para a 18ª Bienal Internacional de São Paulo, onde assina os objetos, figurinos e direção da performance, surpreendidos por John Cage, que participou espontaneamente. Em 1986, viveu em Nova York, onde reencontrou John Cage, que sabendo do trabalho em pintura, a orientou a estudar Cézanne. No mesmo período, frequentou a Parsons School of Design. No final do ano de 1986, transferiu-se para Madrid, depois Londres e Berlim, trabalhando nas oficinas e estúdios de vários artistas locais. Após retornar ao Brasil, já em 1989 foi orientada por Iberê Camargo em São Paulo e Porto Alegre. No início dos anos 1990, foi convidada para sua primeira Residência Artística, por 2 anos, no Centro Cultural da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 1994, 1996 e novamente em 2019, ministrou.
Curso de Experimentação em Pintura, na Escola Guignard - UEMG, em Belo Horizonte.
Em 2003 ministrou workshop paralelo ao work in progress da individual Sabará– Mangueira, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.


BIBLIOGRAFIA (selecionada)


Avelar, Ana (Curadora) “Pranteio”, Mostra Individual, Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. (catálogo virtual)
Herkenhoff, Paulo (Curador do M.A.R., Museu de Arte do Rio de Janeiro). “Antologia - Niura Bellavinha”, Brasil, 2014/2015. (livro)
Herkenhoff, Paulo (Curador do M.A.R. e atual Curador do Itaú Cultural), “Mulheres do Presente, a Clareza entre Sombras”, BTG Pactual, 2017.
Saraiva, Alberto (Curador do Oi Futuro). “Niura Bellavinha”, 2014.
Lopes, Fernanda (Curadora), “Fluidos e Fixos - Água viva”, catálogo da exposição, Luciana Brito Galeria, 2010, São Paulo, Brasil.
Duarte, Luiza (Curadora e Crítica de Arte), “Lusco – Fusco”.
Moura, Rodrigo (Curador do Museu de Arte da Pampulha, Curador do INHOTIM, atual Curador do MALBA). Duas Lentes, sobre a individual “Transformadores”, Galeria Manoel Macedo, Belo Horizonte, Brasil, 2006. (catálogo da mostra).
Herkenhoff, Paulo (Curador do M.A.R. e atual Curador do Itaú Cultural), “Niura Bellavinha”, 2001, MAM, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil.
 

Copyright © 2021 • Niura Bellavinha • All rights reserved

bottom of page