
29 de out. de 2025
exposição coletiva na FGV Arte no Rio de Janeiro
A FGV Arte inaugura em 29 de outubro de 2025 a exposição Adiar o fim do mundo, com curadoria de Paulo Herkenhoff e Ailton Krenak — pensador indígena, escritor e ativista ambiental, membro da Academia Brasileira de Letras e uma das principais vozes do pensamento contracolonial contemporâneo.
Coincidindo com a COP 30, a mostra articula arte, ecologia e filosofia em torno de um enunciado que é ao mesmo tempo advertência e convite: adiar o fim do mundo é reinventar o presente. Inspirada no pensamento de Krenak, reúne mais de 100 obras de diferentes períodos e contextos culturais, abordando temas como crise ambiental, colonialismo, racismo estrutural e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais.
Mais que metáfora, a exposição propõe uma visão estética e política da arte como instrumento de reencantamento do mundo e reconstrução das relações entre humanos e natureza.
Entre os artistas participantes estão Adriana Varejão, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Ayrson Heráclito, Hélio Oiticica, Jaider Esbell, Niura Bellavinha, Sebastião Salgado, Tunga, entre outros, além de 11 obras comissionadas especialmente para a mostra, de nomes como Ernesto Neto, Rosana Palazyan, Hugo França e o coletivo Apinajé.
SERVIÇOS
Data: 30/02/2025 a 21/03/2026
Local: FGV Arte
Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ Brasil